A Teixeira Duarte – Engenharia e Construções, S.A. lidera o consórcio que realizará a empreitada de beneficiação do Porto de Ponta Delgada para possibilitar a operação, em simultâneo, de três navios de contentores entre 100 e 120 metros (LOA), bem como dotar esta nova frente cais de uma rampa Ro-Ro para navios do tipo, diminuindo desta forma o número de movimentações e ciclos de transporte, carga e descarga de contentores. A empreitada, com uma duração contratual estimada de 36 meses, foi adjudicada ao consórcio pela Portos dos Açores, S.A. pelo valor de 38.690.000,00 euros.
A obra de beneficiação visa um aumento da área do terrapleno na ordem dos 68%, passando a disponibilizar 17.000 metros quadrados, e prevê também a construção de um novo edifício de Operações Portuárias e respetivo Refeitório, bem como a construção e instalação das infraestruturas e redes técnicas de apoio à operação portuária, a reabilitação do acesso rodoviário e ainda a criação de uma nova portaria, incluindo a instalação de nova balança para pesagem de camiões.
Todas as atuais instalações manter-se-ão em funções e os acessos pedonais e rodoviários deverão ser garantidos durante a execução da obra.