Segurança e Saúde

Saúde e Segurança

A Teixeira Duarte – Engenharia e Construções, S. A. segue desde sempre uma estratégia de gestão de recursos humanos forte em medidas que visam a melhoria da qualidade de vida de todos aqueles que com ela colaboram, com o intuito de otimizar o binómio trabalho/vida pessoal e de promover a fidelização dos colaboradores, independentemente dos mercados onde operam.

Esta visão reflete-se numa postura socialmente responsável no que toca à promoção da saúde, segurança e higiene no trabalho. Relativamente à saúde no trabalho, salienta-se a política de vigilância da saúde dos colaboradores, o que se concretiza através da realização, generalizada, de exames de saúde, de visitas aos postos de trabalho e do acompanhamento de situações de doença.

São disponibilizados, nos diversos mercados, mecanismos de apoio no âmbito da medicina curativa, seja de forma direta (serviços internos), seja de forma indireta (protocolos com clínicas privadas e/ou seguros de saúde).

É disponibilizada, aos colaboradores, a possibilidade de acederem a serviços médicos e medicamentosos que, face à realidade de alguns dos países onde a Teixeira Duarte – Engenharia e Construções, S. A. opera, são fundamentais no acompanhamento clínico e no acesso aos cuidados de saúde primários por parte dos mesmos.

Em Portugal, Argélia e Brasil, as boas práticas da Teixeira Duarte – Engenharia e Construções, S. A. no que toca à saúde e segurança dos seus colaboradores são reforçadas pela certificação em sistemas de gestão de segurança e saúde ocupacional no âmbito da Norma OHSAS 18001, propiciando uma gestão mais abrangente e eficaz dos riscos operacionais e contribuindo para a proteção dos colaboradores e para um melhor desempenho. De referir ainda que, em Moçambique, a participada Teixeira Duarte – Engenharia e Construções (Moçambique), Limitada mantém também certificados os seus sistemas de gestão de segurança e saúde ocupacional no âmbito da Norma OHSAS 18001.

As ações para a prevenção de doenças e/ou promoção da saúde desenvolvidas são baseadas nos fatores de risco identificados, nomeadamente comportamentos de risco, ruído laboral, condições laborais, procedimentos de emergência, entre outros.

Colaboradores abrangidos

pelos sistemas de gestão de segurança e saúde ocupacional (OHSAS 18001) a 31 de dezembro de 2018

Portugal 1355

Colaboradores

Argélia 1176

Colaboradores

Brasil 1157

Colaboradores