Inovação e Desenvolvimento Tecnológico

Inovação e Desenvolvimento Tecnológico

A Teixeira Duarte – Engenharia e Construções, S. A. promove fortemente a investigação e inovação, proporcionando aos colaboradores condições para a adoção de vários instrumentos e infraestruturas que potenciem os resultados dessa aposta.

Em Portugal, é de salientar a atuação do Centro de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (CIDT), que tem como missão dinamizar as atividades de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI) da Teixeira Duarte, identificando matérias suscetíveis de serem integradas como projetos de IDI e que poderão ter um efeito útil para uma área de atuação.

Estes projetos poderão ser desenvolvidos dentro do universo de empresas participadas e/ou em parceria com Universidades e Laboratórios de Investigação nacionais e internacionais.

A normalização constitui um meio de diferenciação concorrencial, privilegiando as empresas que exercem a sua atividade em consonância com as regras de arte e com as normas nacionais e internacionais em detrimento das empresas que operam em sentido contrário.

No âmbito normativo, destaca-se a participação da Teixeira Duarte – Engenharia e Construções, S. A. nos grupos de trabalho da European Federation of Foundation Contractors (EFFC) e CO2 Foundations – Geotechnical Carbon Calculator orientados para o cálculo da pegada de carbono nas obras geotécnicas, assim como na Technical Working Group (TWG) que visa a cooperação e desenvolvimento de guias e normas de execução de obras geotécnicas.

A Teixeira Duarte – Engenharia e Construções, S. A. participa também nas atividades de normalização da Comissão Técnica Portuguesa de Normalização CT156 – Geotecnia em Engenharia Civil, presidindo a subcomissão SC10, órgão técnico que visa a emissão de pareceres normativos e tradução de normas europeias da CEN no domínio de Ensaios de Estruturas Geotécnicas e Execução de Obras Geotécnicas Especiais e integra ainda o grupo de trabalho WG3 da Comissão Técnica TC182 da ISO, responsável pela elaboração da norma ISO 22477-5 Geotechnical investigation and testing – Testing of geotechnical structures – Part 5: Testing of grouted anchors, cujo texto final foi publicado em agosto de 2018.

Ciente do papel ativo na inovação e desenvolvimento tecnológico do setor onde se insere, a Teixeira Duarte – Engenharia e Construções, S. A. desenvolve atividades de IDI em parceria com instituições do sistema científico e tecnológico e com outras empresas congéneres.

Principais parcerias em Portugal:

• PTPC – Plataforma Tecnológica Portuguesa da Construção
• Cluster AEC – Arquitetura, Engenharia e Construção
• Associação Portuguesa de Engenharia de Estruturas (APEE), que constitui o grupo português da International Association for Bridge & Structural Engineer (IABSE).

Principais parcerias internacionais:

• ENCORD – European Network of Construction for Research and Development
• ECTP – European Construction Technology Platform.

O BIM é uma abordagem tecnológica inovadora que está a revolucionar o setor da Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC). Consiste em replicar a edificação num modelo digital 3D que centraliza toda a informação – arquitetura, estrutura, redes de água, eletricidade, instalações mecânicas, etc.

Ao adotar e associar esta ferramenta aos seus quase 100 anos de experiência, a Teixeira Duarte acrescenta mais valor aos projetos dos seus Clientes e reforça o seu contributo para o avanço tecnológico da indústria da construção.

Vantagens do BIM:

  • Centralização de toda a informação num modelo único, validado e em permanente conexão, que envolve todos os intervenientes em todas as fases da vida de uma edificação.
  • Deteção automática de incompatibilidades (clash-detection), permitindo a rentabilização dos recursos e a redução dos imprevistos com os consequentes aumentos de custos e prazos.
  • Alternativas podem ser visualizadas e avaliadas em termos de custo e outros parâmetros do projeto.
  • Análises de sustentabilidade podem ser realizadas, assim como diferentes tipos de cálculos de quantidades de materiais.
  • Os modelos podem representar o projeto concluído e integrar todos os aspetos de operação e manutenção, sendo entregues aos proprietários como suporte da sua estratégia de gestão de instalações.

Presidência da PTPC

A Teixeira Duarte – Engenharia e Construções, S.A. detém a Presidência da PTPC desde a sua constituição (2011).

Membro ENCORD

A Teixeira Duarte – Engenharia e Construções, S.A. é membro do Conselho Estratégico do ENCORD e participa, entre outros, no grupo de “Foresight”.

Gestão da Inovação

Em Portugal, a Teixeira Duarte – Engenharia e Construções, S.A. utiliza um sistema de gestão de IDI segundo a Norma Portuguesa 4457, que lhe permite canalizar todo o seu conhecimento e criatividade, materializando-os de forma mais eficiente em inovação.