Teixeira Duarte presente em Congresso de Construção Metálica e Mista

Teixeira Duarte presente no XV Congresso de Construção Metálica e Mista

A Teixeira Duarte participou no XV Congresso de Construção Metálica e Mista promovido pela Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista (CMM) nos dias 20 e 21 de novembro, no Porto. O evento, onde se esperavam 800 participantes, teve como principal objetivo divulgar as mais recentes inovações e realizações no âmbito deste tipo de construção, procurando contribuir decisivamente para a promoção, consolidação e expansão do setor.

Enquadrado nesta edição foi também realizado o I Congresso de Engenharia de Fachadas.

A Teixeira Duarte esteve presente enquanto entidade patrocinadora, tendo sido interveniente em vários momentos do programa.

O Administrador Miguel Talone participou numa das primeiras sessões – “Sessão Economia” – para apresentar a visão da Teixeira Duarte sobre o futuro da metalomecânica.

Como contributos técnico-científicos, destacam-se a submissão de artigos e respetivas apresentações sobre a reabilitação da Ponte Hercílio Luz, sobre ase nsecadeiras metálicas especiais para reforço e reabilitação de fundações de pontes existentes e sobre a reabilitação e reforço estrutural de infraestruturas industriais críticas com base na metodologia BIM: eficiência, segurança e desempenho em ambientes ATEX.

O caso de estudo da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis (Brasil), obteve ainda particular destaque num artigo publicado pelo Jornal Económico: “Como a portuguesa Teixeira Duarte reabilitou uma ponte com 100 anos no Brasil”. Com quase um século de existência, esta ponte histórica foi alvo de uma profunda e exigente intervenção conduzida pela Teixeira Duarte ao longo de mais de três anos.

Participar num congresso desta dimensão que evidencia o que de melhor se faz no setor reforça o compromisso da Teixeira Duarte com a engenharia e construção de soluções que geram impacto, preservam património e fortalecem comunidades.

Setor da Construção reuniu-se em Portugal para o “Team Summit” de 2025

O Setor da Construção do Grupo Teixeira Duarte promoveu, nos dias 16 e 17 de outubro, o “Team Summit” de 2025 — um encontro que reuniu mais de 350 colaboradores provenientes de todas as áreas e empresas do setor.

Sob o mote “Mudamos Unidos”, o evento teve como objetivo reforçar a coesão, a partilha de conhecimento e o espírito de pertença entre as diversas equipas. Durante dois dias, os participantes envolveram-se em apresentações técnicas, partilhas de boas práticas e momentos de convívio e team building que estimularam o diálogo e a colaboração transversal.

As mensagens “Uma única Construtora” e “Unidos somos mais fortes” marcaram o tom do encontro, sublinhando a importância do trabalho em equipa e da união de esforços para enfrentar os desafios do setor e concretizar os objetivos comuns.

O “Team Summit” de 2025 reafirmou, assim, o compromisso da Teixeira Duarte com a valorização das suas pessoas, a excelência técnica e a consolidação de uma cultura organizacional assente na cooperação, inovação e compromisso.

 
 

“Fábrica 1921” vence prémio Construir 2025 – Imobiliário – Melhor Edifício Residencial

O empreendimento “Fábrica 1921”, promovido e construído pelo Grupo Teixeira Duarte, foi o projeto eleito vencedor nos Prémios Construir 2025 na categoria Imobiliário – Edifício Residencial.

Os vencedores da competição foram apresentados ontem, dia 14 de outubro, num evento que reuniu empresas e profissionais de arquitetura, engenharia, construção e imobiliário, em Lisboa. A lista completa de galardoados pode ser consultada aqui.

Recorde-se que o “Fábrica 1921” já havia sido distinguido na categoria “Cidade de Lisboa” do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (PNRU) 2023 e na categoria de Reabilitação Urbana, segmento Habitação, dos Prémios SIL 2025.

O reconhecimento do “Fábrica 1921” no contexto das intervenções que mais contribuíram para a qualificação urbana de Lisboa, e em particular do bairro de Benfica, traz um especial orgulho a todas as equipas que, com entusiasmo e muito trabalho, participaram no projeto em todas as suas fases.

Construção Verdelago Resort Algarve

Teixeira Duarte executa 3 novas fases do Verdelago Resort no Algarve

A Teixeira Duarte – Engenharia e Construções foi a empresa selecionada para dar continuidade à construção de 3 novas Fases do empreendimento turístico Verdelago Resort, empreitada que inclui a execução da estrutura, acabamentos e instalações especiais de 8 lotes, num total de 120 apartamentos. O contrato prevê um prazo de execução de 30 meses.

Esta adjudicação surge após a conclusão da Fase 3, na qual a Teixeira Duarte realizou, num prazo de 16 meses, os acabamentos e instalações especiais de 3 lotes com 55 apartamentos.

Promovido pela Verdelago – Sociedade Imobiliária, S.A., o Verdelago Resort é um empreendimento exclusivo composto por diversas unidades residenciais, sendo o único resort de natureza com classificação de 5 estrelas situado na linha costeira do Sotavento Algarvio (Altura / Faro). Trata-se de um projeto de luxo, que alia sofisticação a elevados padrões de eficiência em termos de construção, mobilidade e energia.

A continuidade desta colaboração representa, para a Teixeira Duarte, um importante sinal de confiança por parte da Verdelago e um estímulo ao compromisso contínuo com a qualidade e a excelência na execução deste projeto de referência.

Visita da Administração Teixeira Duarte à Obra Colombo

O Conselho de Administração da Teixeira Duarte esteve “no terreno”: Obra Colombo

A reunião mensal do Conselho de Administração (CA) da Teixeira Duarte – Engenharia e Construções, S.A. realizou-se, em julho, na empreitada do Colombo, permitindo aos membros do CA ver de perto a evolução de uma das mais desafiantes obras que a Empresa se encontra a executar e que é considerada um case-study da engenharia nacional.

A empreitada visa a construção de um novo parque de estacionamento confinado entre os edifícios do Colombo e do Hospital da Luz – ambos em pleno funcionamento -, bem como de um novo edifício de escritórios com 9 pisos, que, embora seja construído em cima de um edifício existente, é totalmente independente deste. Com efeito, foi essa independência que conduziu ao sistema construtivo projetado, que se assemelha ao de uma ponte e que permite que o novo edifício, com 5.000 m2 de área de implantação, tenha apenas 12 elementos verticais, contando com vãos de cerca de 50 m, característica muito singular para um edifício de escritórios.

O Engenho que envolve a execução desta obra é um exemplo da capacidade técnica da Teixeira Duarte e um motivo de orgulho para os profissionais nela envolvidos, que, fazendo parte de vários departamentos, se uniram e tornaram possível a execução de trabalhos tecnicamente tão exigentes.

Para os membros do Conselho de Administração foi muito gratificante visitar esta obra e presenciar como as equipas lideram processos com esta complexidade e nível de responsabilidade, respondendo aos objetivos dos clientes e contribuindo para o sucesso dos seus projetos.