A Teixeira Duarte participou no XV Congresso de Construção Metálica e Mista promovido pela Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista (CMM) nos dias 20 e 21 de novembro, no Porto. O evento, onde se esperavam 800 participantes, teve como principal objetivo divulgar as mais recentes inovações e realizações no âmbito deste tipo de construção, procurando contribuir decisivamente para a promoção, consolidação e expansão do setor.
Enquadrado nesta edição foi também realizado o I Congresso de Engenharia de Fachadas.
A Teixeira Duarte esteve presente enquanto entidade patrocinadora, tendo sido interveniente em vários momentos do programa.
O Administrador Miguel Talone participou numa das primeiras sessões – “Sessão Economia” – para apresentar a visão da Teixeira Duarte sobre o futuro da metalomecânica.
Como contributos técnico-científicos, destacam-se a submissão de artigos e respetivas apresentações sobre a reabilitação da Ponte Hercílio Luz, sobre ase nsecadeiras metálicas especiais para reforço e reabilitação de fundações de pontes existentes e sobre a reabilitação e reforço estrutural de infraestruturas industriais críticas com base na metodologia BIM: eficiência, segurança e desempenho em ambientes ATEX.
O caso de estudo da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis (Brasil), obteve ainda particular destaque num artigo publicado pelo Jornal Económico: “Como a portuguesa Teixeira Duarte reabilitou uma ponte com 100 anos no Brasil”. Com quase um século de existência, esta ponte histórica foi alvo de uma profunda e exigente intervenção conduzida pela Teixeira Duarte ao longo de mais de três anos.
Participar num congresso desta dimensão que evidencia o que de melhor se faz no setor reforça o compromisso da Teixeira Duarte com a engenharia e construção de soluções que geram impacto, preservam património e fortalecem comunidades.

