No passado dia 4 de março, a Teixeira Duarte – Engenharia e Construções, S.A. (TD-EC) e Gestão e a Obras do Porto, E.M. assinaram um contrato para a empreitada de Construção do Túnel Urbano que liga a Rua do Ateneu Comercial do Porto à Rua Alexandre Braga, no valor de 4.367.613,54€, com um prazo de execução previsto de 365 dias.

A empreitada em questão enquadra-se no âmbito do projeto de restauro e reabilitação do Mercado do Bolhão.

De acordo com os elementos de projeto patenteados, surgiu a necessidade de construção de um túnel urbano enterrado de acesso às futuras caves projetadas, a criar no mercado, acesso este que será materializado a partir da Rua do Ateneu Comercial do Porto, utilizando os pisos de nível, dos edifícios existentes, com a rua e os correspondentes pisos -2 do lado da Rua Formosa.

A obra revela-se indispensável ao funcionamento do Mercado do Bolhão, uma vez que será através do novo acesso a construir que se garantirá a chegada de géneros, a saída de produtos em quantidades que careçam de transporte automóvel, a entrada de prestadores de serviços de apoio ao funcionamento do Mercado, a saída de resíduos, etc.

A empreitada, que se localiza em ambiente urbano na cidade do Porto, contempla:

  • A construção de um túnel que ligará a Rua Ateneu Comercial do Porto à Rua Alexandre Braga, com uma extensão aproximada de 120 metros;
  • A reabilitação parcial dos edifícios n.º 325, 327 e 329 da Rua Formosa;
  • A construção dos novos edifícios 2, 4 e 6, dois pisos acima da laje do túnel, na Rua do Ateneu Comercial do Porto, e na Rua de António Pedro, em substituição dos atuais que serão demolidos.

O estudo deste processo de concurso, da responsabilidade da área de atuação das Infraestruturas, envolveu a participação de outros setores da TD-EC, sendo de salientar o contributo do Departamento de Projetos no estudo e procura da otimização de processos construtivos, tendo em conta a especificidade de alguns trabalhos a executar.