No passado dia 13 de novembro, a Teixeira Duarte – Engenharia e Construções, S.A. e a SOMAFEL – Engenharia e Obras Ferroviárias, S.A. assinaram – em consórcio com a CONDURIL – Engenharia, S.A. – um contrato de empreitada para modernização do troço da Linha da Beira Alta, entre Celorico da Beira e Guarda, para a IP – Infraestruturas de Portugal, S.A., pelo valor aproximado de 53 milhões de Euros.
A intervenção neste troço da Linha da Beira Alta é desenvolvida no âmbito do programa “Ferrovia 2020”, comparticipado pela União Europeia, para permitir a expansão e modernização da Rede Ferroviária Nacional.
A empreitada inclui os trabalhos de renovação integral da superestrutura de via num troço com cerca de 46 quilómetros, de alteamento, alargamento e prolongamento das plataformas nas estações de Celorico da Beira, Pinhel, Vila Franca das Naves e Guarda, para melhorar as condições de mobilidade e acesso dos utilizadores, bem como os trabalhos de alteração do ‘layout’ (configuração das linhas) nestas estações, possibilitando a circulação de comboios de 750 metros de comprimento e um aumento do número de circulações, o que otimiza as condições de exploração, e ainda a construção dos respetivos desnivelamentos e restabelecimentos, para alternativas de atravessamento, assegurando melhores condições de segurança para os utilizadores.
Recorde-se que, em 2019, a Teixeira Duarte – Engenharia e Construções e a SOMAFEL haviam também participado na renovação integral de 14 quilómetros de via na Linha da Beira Alta, nomeadamente no subtroço Guarda-Cerdeira do Troço Guarda-Vilar Formoso.