As obras de construção de Abrigo na Zona Piscatória de Angeiras, que se encontram a ser executadas pela Teixeira Duarte – Engenharia e Construções, S.A., receberam, no dia 25 de junho, a visita da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino. A construção do molhe do portinho de Angeiras, com uma extensão de 488 metros, destina-se a proporcionar melhores condições de abrigo e segurança aos barcos na navegação de aproximação e partida para a pesca, e tem um prazo de execução de 18 meses.

A obra teve início em julho de 2018, tendo sido suspensa em outubro devido às condições do tempo. Retomados em março de 2019, os trabalhos têm decorrido de acordo com o calendário, estando o corpo do molhe praticamente construído com o enrocamento (pedras utilizadas para conter o mar).

As fases seguintes da empreitada passam pela conclusão da construção da cabeça do molhe, através da aplicação de blocos em betão de 10 ton do tipo “antifer” e pela execução da superestrutura em betão no coroamento, ao longo de todo o desenvolvimento longitudinal da estrutura. Na extremidade do molhe será ainda instalado um farolim para fazer o assinalamento marítimo.

Depois da “Empreitada de Reabilitação do Molhe Nascente da Barra de Tavira”, concluída em dezembro de 2017, esta é mais uma obra marítima de referência no panorama nacional, estando já em perspetiva uma nova empreitada, já contratualizada, o “Prolongamento do Quebra-Mar Interior do Porto de Peniche”, para a Docapesca – Portos e Lotas, S.A., que se prevê iniciar no próximo mês de setembro.

Leia a reportagem do Porto Canal sobre a visita da Ministra do Mar aqui.