Uma equipa da Teixeira Duarte visitou, no passado dia 16 de janeiro, o Museu CIMPOR no Centro de Produção de Alhandra, a primeira fábrica de cimento construída de raiz em Portugal (1894). A iniciativa decorreu no âmbito da execução da empreitada de construção civil que a Teixeira Duarte se encontra a realizar para upgrade do Forno da Linha 7 desta instalação.

Este projeto de investimento da CIMPOR integra o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e tem como propósito implementar uma série de melhorias que permitirão descarbonizar mais de 190 mil toneladas anuais de CO2, até ao final de 2025. Esta iniciativa reforça o compromisso da CIMPOR em reduzir em cerca de 37% as emissões de CO2 até 2030 e alcançar o net zero até 2050.

O Museu CIMPOR, inaugurado em 2011, testemunha o significado histórico, industrial e patrimonial da antiga Fábrica de Cimento «Tejo», fundada por António Teófilo Araújo Rato. O Museu divide-se em dois núcleos: o edifício do antigo forno Hoffmann (1894) e o antigo laboratório (1932). No percurso museológico, destaca-se ainda um antigo moinho de pasta.

O Museu CIMPOR pode ser visitado através de marcação prévia.