A reunião mensal do Conselho de Administração (CA) da Teixeira Duarte – Engenharia e Construções, S.A. realizou-se, em julho, na empreitada do Colombo, permitindo aos membros do CA ver de perto a evolução de uma das mais desafiantes obras que a Empresa se encontra a executar e que é considerada um case-study da engenharia nacional.
A empreitada visa a construção de um novo parque de estacionamento confinado entre os edifícios do Colombo e do Hospital da Luz – ambos em pleno funcionamento -, bem como de um novo edifício de escritórios com 9 pisos, que, embora seja construído em cima de um edifício existente, é totalmente independente deste. Com efeito, foi essa independência que conduziu ao sistema construtivo projetado, que se assemelha ao de uma ponte e que permite que o novo edifício, com 5.000 m2 de área de implantação, tenha apenas 12 elementos verticais, contando com vãos de cerca de 50 m, característica muito singular para um edifício de escritórios.
O Engenho que envolve a execução desta obra é um exemplo da capacidade técnica da Teixeira Duarte e um motivo de orgulho para os profissionais nela envolvidos, que, fazendo parte de vários departamentos, se uniram e tornaram possível a execução de trabalhos tecnicamente tão exigentes.
Para os membros do Conselho de Administração foi muito gratificante visitar esta obra e presenciar como as equipas lideram processos com esta complexidade e nível de responsabilidade, respondendo aos objetivos dos clientes e contribuindo para o sucesso dos seus projetos.