A Portos dos Açores, S.A. adjudicou a “Empreitada de Reparação do Molhe de Proteção, do Muro Cortina e das Infraestruturas do Porto Comercial de Ponta Delgada, no Âmbito dos Prejuízos Decorrentes do Furacão Lorenzo” ao agrupamento de empresas que a Teixeira Duarte – Engenharia e Construções, S.A. integra.

O referido furacão atingiu o Arquipélago dos Açores em outubro de 2019, causando danos em estruturas do Porto de Ponta Delgada que agora serão alvo de uma intervenção de reforço que envolve a pré-fabricação de blocos cúbicos tipo Antifer de pesos compreendidos entre 250 e 670 kN e posterior disposição dos mesmos no extradorso do molhe, ao longo de 5 setores que totalizam a extensão de 1.110 metros, estabelecendo “prismas de sacrifício” na base do manto de proteção da obra de abrigo, com bermas à cota +3,5 m (ZH) e larguras compreendidas entre 20 e 30 m.

A empreitada tem um prazo de execução de 34 meses. Para além da Teixeira Duarte participam nesta empreitada as empresas Etermar, Tecnovia Açores e Marques.