Detalhes do Projeto
PONTE VASCO DA GAMA
Cliente: GATTEL – Gabinete de Travessia do Tejo em Lisboa
Localização: Sacavém/Montijo – Portugal
Ano de Conclusão: 1998
Esta empreitada caracterizou-se pela construção da travessia do Rio Tejo em Lisboa, com 18 Km de extensão, divididos em 7 áreas de construção que a seguir se apresentam no sentido norte-sul:
– Nós de Sacavém e da Variante à E.N.10
Estes nós incluem um grande número de viadutos e de restabelecimentos de acessos existentes.
– Viaduto Norte
Tem cerca de 560 metros, atravessando a linha do Norte da CP e diversos acessos locais. A largura do tabuleiro varia de forma a integrar as ligações aos acessos.
– Viaduto EXPO
O viaduto consiste num tabuleiro de betão armado pré-esforçado com 670 metros de dupla secção trapezoidal, construído com aduelas pré-fabricadas.
– Ponte Principal
Trata-se de uma ponte atirantada com um vão principal de 420 metros e dois vãos laterais de 205 metros, localizados a uma altitude máxima de 45 metros acima da superfície da água. As suas torres de 150 metros em betão foram dimensionadas considerando um eventual impacto de navios.
– Viaduto Central
Estes 6,5 Km de viaduto atravessam areais e dois pequenos canais de navegação. A sua altura varia, mas na maior parte do seu comprimento o tabuleiro está colocado a menos de 14 metros da superfície da água. Na sua construção foram utilizadas vigas de betão pré-fabricadas com 78 metros de comprimento suportadas por pilares assentes em fundações de estacas.
– Viaduto Sul e Acessos
O viaduto Sul, com 3840 metros, tem vãos de 45 metros entre pilares. As fundações são assentes em estacas de Ø 1800 mm e Ø 2000 mm que atingem 65 metros de profundidade. Para a execução do tabuleiro foram utilizadas 4 vigas de lançamento. A construção do acesso ao viaduto Sul incluiu 655.000 m2 de aterros.
– Nó Sul
A travessia termina no denominado nó Sul. Este nó dá acesso à auto-estrada A12 – com ligações a Setúbal, Espanha ou Algarve – e ao Anel Regional de Coina – com ligações ao Barreiro e a Montijo/Alcochete.