Detalhes do Projeto
METROPOLITANO DE LISBOA
TÚNEL DOS 52º E 53º TROÇOS PARCIAIS DA LINHA AMARELA
Cliente: Metropolitano de Lisboa, E.P.
Localização: Calçada de Carriche – Odivelas – Portugal
Ano de Conclusão: 2002
Esta empreitada caracterizou-se pela construção de túnel integrado nas obras do Prolongamento da Linha Amarela entre o Campo Grande e Odivelas, atravessando os taludes que confinam a Calçada de Carriche, constituído por dois troços com cerca de 357 e 382m cada (789m no total).
A secção transversal de escavação de 70 m2, tem uma forma aproximadamente circular de diâmetro horizontal de 10m com 9,1 m de altura, com espessura de 0,4m em betão armado, betonada em duas fases correspondentes à soleira, aos hasteais e à abóbada.
A escavação foi efectuada segundo a metodologia do “NATM” (New Austrian Tunneling Method), tendo-se adoptado uma solução de reforço do terreno em avanço por execução de colunas sub-horizontais de jet-grouting ao longo do contorno da abóbada com 12m de comprimento, seguindo-se a escavação em duas fases da secção transversal em avanços de 1,5m. O suporte inicial é constituído por cambotas metálicas TH 29 afastadas de 1,5m e betão projectado com espessura final de 0,2m, aplicado sobre rede electro soldada.