O BIM é uma abordagem tecnológica inovadora que está a revolucionar o setor da Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC). Consiste em replicar a edificação num modelo digital que centraliza toda a informação – arquitetura, estrutura, redes de água, eletricidade, instalações mecânicas, etc.
Com o BIM é possível representar digitalmente e de forma precisa as características físicas e funcionais de uma construção, seja um edifício, uma obra de arte ou uma infraestrutura.
Essa representação digital serve como um poderoso recurso de conhecimento sobre o ativo, de carácter colaborativo, que disponibiliza e gere informações e que cria uma base confiável para tomada de decisões durante todo o ciclo de vida da construção.
Em fase de projeto, construir primeiro virtualmente e só depois fisicamente permite testar soluções, atingir novos níveis de otimização, permitindo depois construir mais rápido e com menos custos.
Ao adotar e associar esta ferramenta aos seus quase 100 anos de experiência, a Teixeira Duarte acrescenta mais valor aos projetos dos seus Clientes e reforça o seu contributo para o avanço tecnológico da indústria da construção.



- Centralização de toda a informação num modelo único, validado e em permanente conexão, que envolve todos os intervenientes em todas as fases da vida de uma edificação.
- Deteção automática de incompatibilidades (clash-detection), permitindo a rentabilização dos recursos e a redução dos imprevistos com os consequentes aumentos de custos e prazos.
- Alternativas podem ser visualizadas e avaliadas em termos de custo e outros parâmetros do projeto.
- Análises de sustentabilidade podem ser realizadas, assim como diferentes tipos de cálculos de quantidades de materiais.
- Os modelos podem representar o projeto concluído e integrar todos os aspetos de operação e manutenção, sendo entregues aos proprietários como suporte da sua estratégia de gestão de instalações.