O “Dar Vida”, programa de responsabilidade social do Grupo Teixeira Duarte criado em Angola, foi agora implementado em Moçambique, país que também regista um elevado risco de escassez de reservas de sangue. A primeira sessão de recolha de sangue ocorreu ontem, em Maputo, com o apoio do Banco de Sangue do Hospital Central, e contou com a participação de 23 colaboradores da Teixeira Duarte – Engenharia e Construções.
Este programa visa contribuir para o aumento da reserva de sangue dos sistemas de saúde destes mercados, fomentando a doação voluntária regular de sangue junto dos colaboradores das empresas do Grupo Teixeira Duarte, por via da consciencialização para a importância da doação voluntária e da criação de condições para a doação efetiva.
Concebido e lançado em 2019 pela Teixeira Duarte – Engenharia e Construções em Angola, em parceria com a Clínica Sagrada Esperança, o “Dar Vida” foi adotado por vários outros setores de atividade neste país durante 2020, onde já foram realizadas 7 sessões de recolha de sangue, num total de 106 colaboradores.
Sabia que cada dádiva de sangue pode salvar até 3 vidas?(1)
Segundo fontes oficiais, cada dádiva de sangue de aproximadamente 450ml pode ser tratada para utilização numa grande diversidade de patologias, ajudando a viver ou salvando a vida de até 3 pessoas.
Estima-se assim, que ao abrigo deste programa, os dadores voluntários do Grupo Teixeira Duarte terão ajudado 387 pessoas em Angola e Moçambique.